Inteligência espiritual

Descubra qual é o verdadeiro significado de espiritualidade

Qual é o significado de espiritualidade? 

Em um mundo acelerado e caótico como o que vivemos, as pessoas se perdem em meio às obrigações e distrações cotidianas. A espiritualidade, por sua vez, pode parecer algo distante, mas será que, se prestarmos atenção, não nos daremos conta de que ela está presente em tudo ao nosso redor, inclusive dentro de nós mesmo?

Para que esse encontro aconteça, é preciso abertura e, é claro, compreensão sobre o que engloba essa dimensão espiritual. O objetivo deste artigo é desvendar o significado da espiritualidade e aproximá-la do seu dia a dia. Vem comigo!

Espiritualidade: qual é o seu significado?

A espiritualidade pode estar relacionada à religião, mas isso não é uma obrigatoriedade, ou seja, não está restrita às práticas religiosas.

Além disso, não é algo para o qual você deveria se voltar somente nos momentos de crise. Na realidade, o ideal é que seja o pano de fundo da sua vida como um todo, a sua bússola.

A espiritualidade é um convite ao autoconhecimento, à presença e à construção de uma vida alinhada aos seus valores mais profundos. Sem isso, é como se você navegasse pela existência sem um norte, percebe?

Portanto, pessoas inteligentes espiritualmente são aquelas que têm consciência sobre seus valores, crenças, princípios e desejos, além de suas sombras e pontos de desenvolvimento. É essa compreensão que permite a elaboração de uma vida mais autêntica e recheada de significado.

Na prática, como a espiritualidade interfere na vida de uma pessoa?

Simples! A espiritualidade é capaz de influenciar tanto em pequenas ações do cotidiano como em grandes decisões existenciais. Confira alguns exemplos:

1. Clareza na tomada de decisões

A espiritualidade desenvolvida contribui para que as escolhas sejam mais alinhadas ao propósito e valores, portanto, trazendo mais felicidade e satisfação. 

Isso significa também saber dizer “não” com consciência, construir relações mais saudáveis e até mesmo escolher atividades pessoais e profissionais que tenham um significado em sua vida.

2. Resiliência nos momentos desafiadores

Pessoas inteligentes espiritualmente também conseguem lidar melhor com mudanças, perdas e crises. 

Visto que a espiritualidade atua como uma bússola, ela oferece uma visão mais ampla e profunda da existência, fazendo com que a compreensão de dores e incertezas seja vista de outra forma, como parte da jornada.

3. Mais presença, menos ansiedade

As práticas espirituais, como oração, meditação, conexão com a natureza ou até mesmo o silêncio, são valiosas para o cultivo do estado de presença, o que ajuda a reduzir a ansiedade e trazer mais foco para o hoje.

4. Visão de mundo mais ampla

A espiritualidade também convida as pessoas a enxergarem a vida como algo muito maior do que o próprio ego, o que promove um senso de unidade com a natureza, com as pessoas e, é claro, com algo que transcende o material.

A espiritualidade deve ser parte da sua essência e não uma exceção

O ponto mais importante para sentir a virada de chave proporcionada pela espiritualidade é realmente encará-la como parte da sua essência e não uma exceção, ou seja, não deve ser algo no qual você coloca a sua energia somente nos momentos de dificuldade.

Não se trata de algo que você “ativa” só quando está em crise, em sofrimento ou no silêncio de um templo. A espiritualidade verdadeira está presente nas escolhas que você faz, na forma como trata as pessoas, no modo como se escuta e respeita a própria verdade.

Veja bem, não é um momento isolado na agenda, mas um estado de consciência que te acompanha no café da manhã, nas conversas difíceis, no trabalho e até nos seus minutos de silêncio. Quando ela se torna parte da sua essência, sua vida ganha mais coerência, profundidade e sentido.

Ao mudar a sua mentalidade, aos poucos você vai sentindo que tudo na sua vida se encaixa de uma forma diferente, passa a enxergar a razão por trás de vários acontecimentos e consegue amenizar a ansiedade, entendendo que tudo tem um porquê e confiando na energia que você coloca naquilo que transcende o mundo material.

Dê os primeiro passos em direção à sua espiritualidade

O desenvolvimento da inteligência espiritual é algo pessoal, cada um vai trilhar um caminho diferente, de acordo com aquilo que faz sentido para si.

O que não muda é o fato de que o autoconhecimento é a base comum da espiritualidade, portanto, para dar esse primeiro passo é preciso olhar para dentro e compreender a sua essência.

O que sua voz interna pede? O que faz seu coração vibrar? O que traz sentido para a sua vida? 

Essas são as primeiras respostas… A partir dessas pequenas compreensões, aos poucos você vai se aprofundando cada vez mais e a espiritualidade passa a permear toda a sua vida.

Esse processo pode ser complexo e vai durar a vida toda. Mas a boa notícia é que você não precisa navegar por essa jornada sozinho. Existem serviços de aconselhamento profissional, como a Guideness, que têm como objetivo auxiliar o desenvolvimento da inteligência espiritual.

Quer saber como funcionam os atendimentos? Navegue pelo site da Guideness e entre em contato!

Bruna Cosenza