Inteligência espiritual

5 dicas para aprender como cuidar da saúde espiritual

Antes de se perguntar se você sabe como cuidar da saúde espiritual, é importante se questionar também qual é a sua compreensão sobre este conceito.

Tudo o que envolve espiritualidade ainda gera muitas dúvidas nas pessoas, principalmente devido à associação equivocada com religião.

Para entender como cuidar da sua saúde nesse âmbito, antes de mais nada é fundamental entender sobre o que ela se trata e o que engloba. Para isso, você está no lugar certo, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a saúde espiritual?

Saúde espiritual, espiritualidade e inteligência espiritual podem ser entendidas como sinônimos e todos estes conceitos não estão necessariamente atrelados à religião.

Uma pessoa com saúde espiritual é aquela que tem um senso de conexão com algo maior e guia suas ações a partir daquilo que traz motivação e significado para a sua vida.

Assim, consegue tomar decisões mais direcionadas, conectadas à sua essência. E, naturalmente, é assim que se vive com mais harmonia e satisfação.

Quais são os diferentes tipos de saúde?

As principais esferas da saúde, além da espiritual, são a mental, física e social. Juntas, elas compõem o conceito de saúde holística, ou seja, integrada.

Para alcançar a saúde como um todo, é necessário olhar para todas essas frentes que impactam umas às outras e o bem-estar geral de todo ser humano.

Um ponto importante é que ainda há potencial de investigação na frente espiritual. Um estudo do McKinsey Health Institute apontou que por volta de 78% das pesquisas relacionadas à saúde medem, principalmente, a saúde física. Somente 12% medem a saúde mental, 6% a social e 1% a espiritual.

Ou seja: há muito espaço para ir além tanto em termos de estudos como de conscientização da sociedade como um todo.

Como cuidar da saúde espiritual?

Agora que você já sabe o que é, vamos entender como cuidar da saúde espiritual? Ter esse conhecimento é fundamental para viver com mais felicidade e leveza.

Por mais que não exista receita de bolo, afinal, cada ser humano é único e deve encontrar o seu caminho para se conectar à espiritualidade, há algumas recomendações gerais que podem funcionar para todo mundo. São elas:

1. Aprofundar o autoconhecimento

Se a saúde espiritual está relacionada ao propósito e às motivações, o autoconhecimento é fundamental para alcançar as respostas, não é mesmo?

Para se conhecer melhor, é possível explorar várias frentes, por exemplo, a psicoterapia, meditações, retiros espirituais, conversas com pessoas próximas, viagens, entre outras coisas. Tudo isso é capaz de promover conexões internas e abrir a sua mente para o novo.

O mais importante é não ficar na inércia e, de fato, se movimentar para sair da zona de conforto e ir em busca daquilo que faz o seu coração vibrar.

2. Cultivar momentos de solitude

Muita gente tem medo de ficar na própria companhia, pois é nessas horas que precisamos encarar nossos maiores medos, dúvidas e inseguranças, ou seja, as nossas sombras.

No entanto, apesar de difícil, é também uma oportunidade de refletir e se conectar com a sua essência. No silêncio, nossos pensamentos ganham mais espaço e damos voz àquilo que realmente importa.

Por isso, experimente tirar algumas horinhas por semana para ficar sozinho, seja cultivando um hobby em casa ou realizando uma atividade ao ar livre, por exemplo. Se permita experimentar as delícias da contemplação em sua própria companhia.

3. Realizar orações

Orações não necessariamente tem algo relacionado com religião. Você pode criar suas orações de acordo com aquilo que acredita e te faz bem.

Essa é uma fonte de conforto e conexão importante para fortalecer suas energias e forças, seja nos dias bons ou ruins.

4. Aproximar-se da natureza

Mais uma dica sobre como cuidar da saúde espiritual é estar em conexão com a natureza, algo traz muitos benefícios para o bem-estar como um todo, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. 

Ao sentir mais relaxamento e bem-estar, fica mais fácil também se conectar com o seu interior e encontrar respostas para os seus questionamentos.

5. Buscar ajuda profissional

Assim como vamos ao médico quando temos uma dor física ou ao psicólogo para tratar de questões de saúde mental, é importante também contar com suporte profissional no que diz respeito à saúde espiritual.

O tema ainda é pouco difundido e muitas pessoas não sabem como conduzir essa caminhada por conta própria. Nesses casos, os atendimentos voltados para o aconselhamento profissional são muito bem-vindos.

Na Guideness, por exemplo, a inteligência espiritual guia todos os atendimentos e, para quem quer desenvolver essa esfera, esse é um ótimo caminho. Ao longo do processo, você vai compreender seu arquétipo, se fazer questionamentos e se manter em movimento em busca da sua versão que mais se conecta com a sua essência.

Gostou de aprender como cuidar da saúde espiritual? Se quiser continuar lendo artigos sobre temas que envolvem a espiritualidade, navegue pelo blog da Guideness agora mesmo.

Bruna Cosenza