
Crise existencial: quais são suas causas e como superar?
Todas as pessoas passam por momentos difíceis ao longo da vida, em que se questionam sobre suas escolhas e o seu papel no mundo. Se você já se sentiu assim, pode ter vivenciado uma crise existencial.
É necessário, de tempos em tempos, refletir sobre decisões e motivações e se questionar sobre o seu propósito. Isso faz parte da construção de uma vida mais autêntica e significativa. Ou seja: as crises têm um papel fundamental e até mesmo positivo para todo mundo.
O problema é não encontrar forças para superar a crise e torná-la algo produtivo, percebe? Nesses casos, o perigo reside em ficar triste e angustiado por tempo demais, o que também não faz bem para o corpo e a mente.
Entender o que engloba uma crise existencial e como torná-la um motor de motivação é o melhor caminho. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!
O que é uma crise existencial?
Uma crise existencial é caracterizada por um período profundo e intenso de reflexões e questionamentos sobre o significado da vida. É comum que, nesses momentos, a pessoa esteja com dúvidas e angústias relacionadas às suas escolhas e ao futuro.
Perguntas como “qual é o sentido da vida?”, “qual é o meu papel no mundo?” e “o que me motiva?” são bastante frequentes. Todas essas dúvidas e análises sobre a própria vida podem gerar inseguranças, ansiedade e medo, impactando o bem-estar emocional do indivíduo.
No entanto, apesar de uma crise existencial ser um mergulho interno de questionamentos, ao mesmo tempo, se forem bem administrados também são capazes de promover mudanças significativas e positivas, que trazem mais felicidade e satisfação. Portanto, é algo importante para a evolução humana, pois tira as pessoas da zona de conforto.
Quais são os sintomas de uma crise existencial?
Infelizmente, os sinais de uma crise existencial não são agradáveis de serem vivenciados. Quanto mais conhecimento você tiver sobre esses sintomas, mais rápido poderá identificar a questão para lidar da melhor forma possível, inclusive buscando ajuda profissional, se necessário.
Os principais pontos de atenção são:
- Sofrimento emocional;
- Sentimento de desamparo e desespero;
- Vulnerabilidade emocional;
- Culpa e medo;
- Ansiedade;
- Isolamento;
- Estafa mental;
- Desânimo;
- Perda de sentido da vida;
- Sentimento de incapacidade;
- Incertezas em relação ao futuro;
- Questionamentos sobre a própria personalidade.
Diante do sofrimento intenso, o corpo humano também sente alguns impactos, por exemplo, com a possibilidade de sono desregulado e alterações no apetite.
Quais são as causas mais comuns de crises existenciais?
Uma crise existencial pode ser desencadeada por diversos fatores, tudo depende das particularidades da vida de cada um. No entanto, existem alguns momentos e situações mais gerais que têm o poder de provocar questionamentos e reflexões profundas, entre eles:
Grandes mudanças
Períodos de transição, como a aposentadoria, a mudança de carreira, término de relacionamentos, a perda de um ente querido ou a chegada de um filho costumam ter um grande impacto na vida das pessoas.
Diante disso, alguns podem passar a conviver com uma crise existencial e começar a se questionar em relação a alguns aspectos da vida.
Desalinhamento interno
Com o passar do tempo, as pessoas passam por várias transformações e podem começar a sentir que há um desalinhamento entre quem são e quem gostariam de ser ou até entre seus valores e escolhas. Isso tudo pode gerar crises de identidade que precisam de tempo para serem processadas.
Ausência de propósito e espiritualidade
Algumas pessoas sentem que não têm um objetivo claro na vida e não enxergam sentido em suas atividades cotidianas, o que pode causar um vazio existencial e, consequentemente, uma crise profunda.
A espiritualidade muitas vezes é associada de forma equivocada à religião, mas, na verdade, tem relação com a construção de uma vida significativa e autêntica, o que depende de uma profunda clareza sobre as suas motivações e propósitos.
Problemas de saúde
Questões graves de saúde, como doenças terminais ou crônicas, também têm o potencial de provocar questionamentos profundos sobre a vida e a mortalidade, que são pontos bastante comuns em crises existenciais.
Crises de meia-idade
Nesse período de crise de meia-idade, as pessoas costumam refletir sobre as suas realizações, sonhos e objetivos de vida. Tende a ser um período de crises existenciais para alguns nos casos em que se sentem desconectados e sem propósito.
3 dicas para superar uma crise existencial
Uma crise existencial tem o seu lado positivo, mas precisa ser superada em determinado momento, caso contrário, é capaz de contribuir para o desenvolvimento de questões mais graves de saúde mental.
A superação, por sua vez, está atrelada a compreender o que a crise significa e extrair aprendizados para agir em prol das mudanças necessárias. Confira algumas dicas:
Aprofundar a espiritualidade
A inteligência espiritual é uma habilidade atrelada ao autoconhecimento. Ao ter clareza sobre seus valores, crenças, desejos e habilidades, você consegue tomar decisões muito mais alinhadas àquilo que é importante para si. E, dessa forma, é capaz de construir uma vida mais autêntica e feliz.
Portanto, pessoas inteligentes espiritualmente estão mais preparadas para lidar com crises existenciais porque, apesar das inseguranças e questionamentos momentâneos, conseguem olhar para dentro e compreender o que precisam fazer para promover transformações positivas em suas vidas.
Aceitar o processo
Em momentos de dor, a primeira reação da maioria das pessoas é tentar fugir do que causa sofrimento. Isso é normal, porém, em períodos de crise existencial é preciso se atentar ao papel dos sentimentos ruins.
Eles fazem parte da condição humana, é impossível ser feliz e contente o tempo todo. Por isso, abraçar o que provoca dor é necessário, faz parte do processo de crescimento para nos tornarmos pessoas melhores.
Dê tempo ao tempo e não se permita estagnar. Olhe para dentro, entenda suas emoções e aja para buscar respostas.
Buscar ajuda profissional
Por fim, é importante ressaltar que, em alguns casos, buscar ajuda é importante para superar uma crise existencial e colher os frutos positivos desse momento desafiador.
A depender da maturidade emocional da pessoa e do quão profunda é a crise, pode ser necessário contar com o suporte de um psicólogo ou de um aconselhamento profissional. Ter consciência sobre isso e não deixar a situação se prolongar é um presente que você está se oferecendo pelo bem da sua saúde mental e espiritual.
Agora que você já sabe mais sobre as crises existenciais, que tal aprender sobre inteligência espiritual também? Pode ter certeza de que isso vai te ajudar a lidar melhor com os seus desafios emocionais.