
5 livros sobre inteligência espiritual para aprender sobre o tema
Os livros sobre inteligência espiritual são uma ótima forma de se aprofundar no tema e, é claro, desenvolver a sua espiritualidade.
Uma sociedade mais espiritualizada, com pessoas que, desde cedo, refletem sobre o seu papel no mundo e o que promove conexão interna, faz toda a diferença para que todos vivam com mais paz, sabedoria e consciência.
Para iniciar seus estudos, comece conferindo uma lista de 5 livros que vão ajudar a expandir seus conhecimentos e tirar diversas dúvidas. Continue a leitura para conferir as dicas!
O que é inteligência espiritual?
O termo inteligência espiritual foi criado por Danah Zohar, filósofa, professora e física, no livro “Rewiring the Corporate Brain”, mas só foi popularizado anos mais tarde, quando junto do psiquiatra Ian Marshall, ela lançou o livro “QS: Inteligência Espiritual” (sobre o qual falaremos mais adiante).
Não é um conceito com conotação religiosa, como muitos pensam. É uma habilidade voltada para o autoconhecimento, atrelada à capacidade de questionar o sentido da existência e se relacionar com o mundo levando em conta sua essência, valores e talentos.
Basicamente, é sobre ter um senso de conexão interna, que oferece clareza e move as suas escolhas. O tal do propósito, mas que não precisamos chamar dessa forma, se você não quiser.
Para não restarem dúvidas, confira as diferenças entre os três tipos de inteligência:
- Espiritual – Quoeficiente Spiritual (QS): dar propósito às suas ações e significado à vida;
- Emocional – Quoeficiente Emocional (QE): identificar e lidar com as próprias emoções e responder às emoções dos outros adequadamente;
- Racional – Quoeficiente Intelligence (QI): resolver problemas e pensamento lógico.
5 livros sobre inteligência espiritual para se aprofundar no tema
Agora que você já sabe qual é o verdadeiro conceito de inteligência espiritual, vamos explorar 5 leituras sobre o assunto que vão te ajudar a aprimorar ainda mais o seu conhecimento. Bora lá?
1. QS: Inteligência Espiritual, de Danah Zohar e Ian Marshall
O livro mais conhecido sobre inteligência espiritual e responsável por popularizar o conceito, aborda como o QS está atrelado à necessidade humana de encontrar propósito e objetivos na vida.
Além disso, os autores listam os princípios da inteligência espiritual:
- Autoconsciência: ter clareza sobre o que é importante para si e pelo o que vive;
- Espontaneidade: deixar de lado preconceitos e expectativas para agir no momento presente e se responsabilizar por essas ações;
- Visão baseada em valores e propósito: agir e viver de acordo com seus próprios princípios e crenças;
- Holismo: enxergar a conexão entre pessoas e coisas e sentir que faz parte daquele grupo;
- Compaixão: aceitar e buscar entender os sentimentos dos outros;
- Diversidade: valorizar as diferenças;
- Independência de campo: confiar mais nas percepções internas do que nas externas, ouvindo a sua intuição;
- Humildade: assumir que a as suas opiniões e ações podem estar erradas;
- Perguntar “por quê”: questionar o porquê das coisas;
- Capacidade de reformulação: dar alguns passos para trás e enxergar o todo, sem reagir imediatamente;
- Fazer bom uso das adversidades: aprender e amadurecer diante dos erros e desafios;
- Senso de vocação: retribuir à sociedade.
“QS: Inteligência Espiritual” é uma leitura obrigatória para quem deseja aprender a conhecer e controlar o quoeficiente espiritual a fim de se tornar uma pessoa mais evoluída, consciente e feliz.
2. As 21 habilidades da inteligência espiritual: o próximo passo além da inteligência emocional, de Cindy Wigglesworth
Um best-seller de extrema relevância em que a autora ajuda os leitores a compreenderem que a inteligência espiritual é análoga aos conceitos de QI e QE.
O livro explora o modelo chamado SQ21, desenvolvido pela própria Cindy Wigglesworth, em que são definidas as 21 habilidades que compõem a inteligência espiritual, além de oferecer um passo a passo para o desenvolvimento dessa habilidade.
3. Sete leis espirituais do sucesso, de Deepak Chopra
Neste best-seller, o autor reforça uma nova ideia de sucesso, que vai além do que está apenas relacionado à realização material. A sua definição chega a um nível mais pleno, que se conecta à compreensão das necessidades da alma humana e do que ela é capaz de realizar.
Deepak Chopra afirma que a felicidade não pode ser alcançada somente quando atrelada às conquistas materiais. Ele aborda o que chamamos de realização pessoal, identificando os sete princípios que contribuem para abandonar a concepção errada do sucesso e, assim, atingir a completude.
Uma leitura cativante e transformadora, que transforma a jornada de quem se abre para uma nova forma de viver.
4. Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência, de Eckhart Tolle
Uma obra maravilhosa sobre como a humanidade é capaz de transcender padrões destrutivos de comportamento e pensamento a fim de alcançar um estado mais elevado de consciência.
O livro é um guia para se viver mais conectado ao seu propósito interno, com maiores níveis de autoconsciência e presença. Além de profundo, oferece uma abordagem prática para quem deseja mergulhar no autoconhecimento e ter acesso a ferramentas que auxiliam no enfrentamento de desafios.
O autor defende que para alcançarmos essa nova realidade, é preciso promover uma mudança interna visando eliminar o controle do ego, que é grande fonte do sofrimento humano.
Os principais temas abordados são:
- Presença e consciência: estar presente no agora é necessário para ter paz e gerar a transformação pessoal;
- Superação do ego: a fim de acabar com padrões destrutivos;
- Unidade e conexão: a nova consciência entender a interconexão entre todos os seres;
- Transformação individual e coletiva: uma mudança global se inicia no individual.
5. A voz do silêncio, de Helena Blavatsky
A obra é uma tradução de antigos textos orientais do Livro dos Preceitos de Ouro e proporciona ao leitor ensinos espirituais sobre o caminho da sabedoria e da transformação.
Considerado uma espécie de guia espiritual para quem se interessa por temas relacionados ao autoconhecimento, “A voz do silêncio” tem um tom poético, com mensagens profundas e reflexivas, que se relacionam com diversas tradições espirituais, em destaque as orientais.
Alguns dos temas abordados são:
- Silêncio e introspecção: a importância do silêncio interior para ouvir a voz da sabedoria divina e a necessidade de silenciar o ego e os desejos para alcançar a iluminação;
- Compaixão e serviço: o caminho espiritual não é dissociável do amor e do altruísmo;
- Autotransformação: o progresso espiritual necessita purificação do caráter, desapego e ilusões materiais e cultivo de virtudes;
- Unidade universal: todos os seres estão conectados e devemos trabalhar em prol do bem-estar coletivo.
É uma leitura muito indicada por qualquer pessoa em busca do desenvolvimento da espiritualidade.
E aí, gostou das dicas? Quais desses livros você já leu ou vai adicionar à sua lista de leituras? Continue aprendendo sobre espiritualidade no blog da Guideness e confira outros conteúdos informativos e inspiradores.