
O que é saúde espiritual e qual a sua importância para o bem-estar geral
A saúde espiritual não costuma vir em primeiro lugar quando o assunto é qualidade de vida. Normalmente, as pessoas pensam primeiro em saúde física, mental ou até social.
O que a maioria não compreende é que a ausência de cuidados com a espiritualidade é capaz de impactar a saúde como um todo, afinal, o bem-estar depende de vários pratinhos que precisam coexistir em equilíbrio.
Ao longo deste artigo, você tem a oportunidade de aprender o que engloba o conceito de saúde espiritual e tirar as suas dúvidas sobre como aprimorar essa esfera. Continue a leitura para conferir tudo!
O que é a saúde espiritual?
Há compreensões variadas sobre o conceito de saúde espiritual, porém, o mais importante é entender que não há uma associação necessariamente religiosa.
Isso significa que ser uma pessoa saudável em âmbito espiritual não está atrelado à necessidade de ter crenças religiosas.
Na realidade, essa esfera engloba um senso de conexão com algo maior, ou seja, colocar propósito em suas ações a fim de construir uma vida com significado.
Quando se vive conectado à bússola interna que é a sua essência, você se torna capaz de realizar escolhas mais direcionadas e que se conectam às suas verdadeiras motivações. Dessa forma, você vive com maior harmonia e plenitude, pois enxerga o porquê por trás de seus comportamentos e decisões.
Qual é o papel da saúde espiritual no bem-estar geral?
A saúde espiritual faz parte de um conceito maior de saúde holística, que engloba também outras esferas, como a física, mental e social.
Há uma relação direta entre todas elas, que estão o tempo todo se relacionando de alguma forma. No estudo “Global Gen Z”, conduzido pelo Mckinsey Health Institute, os dados revelados apontaram que pessoas da geração Z com saúde espiritual fraca, têm:
- Até 4x menos probabilidade de afirmar que têm uma saúde mental boa ou muito boa do que aqueles que relatam uma saúde espiritual neutra ou boa;
- Cerca de 2x vezes menos probabilidade de relatar boa saúde social ou física.
Ou seja: a partir de pesquisas como esta, fica claro que, para ser uma pessoa mais saudável, é importante olhar para todas as esferas que, de alguma maneira, impactam o bem-estar.
A saúde espiritual, por sua vez, tem um papel importante de influência nas demais esferas. Isso porque uma pessoa que tem clareza sobre o seu propósito e consegue direcionar as suas escolhas a partir daquilo que traz sentido para a sua vida, se sente mais feliz, plena, satisfeita e motivada.
Dessa forma, o mental, físico e social sentem os benefícios dessa clareza e da construção de um dia a dia alinhado à sua essência e valores.
Os benefícios da espiritualidade
A saúde espiritual é sobre tirar tempo para olhar para dentro antes de olhar para fora, e isso impacta tanto as escolhas de âmbito pessoal como profissional.
Na carreira, por exemplo, são tantas dúvidas e inseguranças… Qual caminho seguir? Como alcançar a promoção desejada? Como ser mais feliz na profissão? Por onde começar a empreender?
Já na vida pessoal, podem surgir muitas crises ao longo da vida… Quero ter filhos? Estou em um relacionamento saudável? Como equilibrar tantas responsabilidades sem me perder? O que desejo para o meu futuro?
Ao se sentir sem rumo, perdido e diante de tantos questionamentos, é importante investigar as causas que provocam incômodos e, a partir das respostas encontradas, se abrir para as mudanças e traçar um plano de ação.
Nem todo mundo sabe, mas isso é ter saúde espiritual ou, como alguns preferem, inteligência espiritual. É conseguir encarar todas essas dores e perguntas e chegar aos caminhos a partir da sua bússola interna, que são seus princípios, valores e desejos. Caso contrário, as decisões não tendem a perdurar porque não se conectam à sua verdadeira essência e não trazem felicidade genuína.
Perceba, então, como ser uma pessoa saudável espiritualmente promove benefícios indiscutíveis em todos os níveis e contribui para uma vida mais autêntica e significativa
Como aprimorar a saúde espiritual?
Desenvolver a espiritualidade deve fazer parte da sua rotina, assim como escovar os dentes e tomar banho, algo intrínseco aos seus dias. Aqui vão algumas dicas que podem ser consideradas para quem busca esse aprimoramento:
1. Informe-se sobre o assunto
Seja por meio de artigos como este ou outras frentes, como workshops e livros, o acesso à informação é fundamental.
O mais importante é se conectar ao tema, tirar as suas dúvidas e entender o que realmente está atrelado à saúde espiritual, eliminando ideias equivocadas como a associação à religião.
2. Busque vivências práticas
Retiros espirituais podem ser interessantes, pois costumam oferecer práticas e ferramentas de autoconhecimento, entre outras formas de cultivar o olhar para dentro e se conhecer com mais profundidade.
Além disso, a conexão com outras pessoas que também estão nessa busca também pode ser muito produtiva e positiva para o seu crescimento espiritual.
3. Pratique meditação
A saúde espiritual também se beneficia da meditação, que oferece um espaço de contemplação para o presente e redução da ansiedade. Ao praticar com frequência, os benefícios são sentidos a mente tende a ser permeada por maior tranquilidade
O que muitos não sabem é que meditar é algo que pode ser feito durante a execução de atividades diárias, como tomar banho, caminhar ou cozinhar. Ao focar a sua atenção para aquilo que está sendo realizado, você sai do piloto automático que é tão focado em ruminar angústias e ansiedades.
4. Faça orações
Não entenda orações como algo necessariamente atrelado a alguma religião. Você pode simplesmente orar como uma maneira de agradecer e depositar energia naquilo que deseja e acredita.
Caso você tenha alguma crença religiosa, isso também não é um problema, mas não é uma obrigatoriedade.
As orações são muito benéficas para tirar um tempo para a gratidão e se conectar com os seus desejos, necessidades, inseguranças e se sentir amparado de alguma forma.
5. Busque ajuda profissional
O suporte profissional pode ser encontrado de diversas formas, por exemplo, a psicoterapia ou o aconselhamento profissional. Lembrando que essas frentes podem coexistir em harmonia, afinal, quanto mais autoconhecimento, melhor.
A Guinness, por exemplo, por meio de atendimentos personalizados e palestras corporativas, contribui para disseminar o conceito de inteligência espiritual e ajudar as pessoas a se desenvolverem nesse âmbito.
Muitas vezes, a caminhada é longa e difícil, por isso, ter esse direcionamento ajuda a tornar o processo menos doloroso e, com certeza, mais potente.
Para saber mais sobre os atendimentos da Guideness, acesse o site e saiba mais. A inteligência espiritual para iluminar caminhos está a apenas um clique de distância.