Autoconhecimento

Propósito de vida: a importância do autoconhecimento para descobrir o seu

Nos últimos anos, a ideia sobre o que é propósito de vida foi banalizada e, equivocadamente, associada exclusivamente à carreira.

Precisamos entender o que de fato está atrelado a ter um propósito e como a inteligência espiritual pode auxiliar nesse processo de descoberta, lembrando que a resposta pode mudar ao longo da vida.

Se você tem interesse em temas relacionados ao autoconhecimento para a construção de uma jornada mais autêntica e alinhada aos seus valores, continue a leitura!

O que é um propósito de vida?

O propósito de vida é aquilo que traz sentido para a sua existência e, portanto, está atrelado à sua motivação para acordar todos os dias e cumprir com as suas tarefas e responsabilidades.

É algo intangível, mas que contribui para trazer senso de direção para a sua vida, ou seja, é uma espécie de lembrete sobre o porquê por trás de tudo o que você faz. 

Naturalmente, quem tem consciência sobre o seu propósito, vive com mais motivação e tem maior nível de resiliência para lidar com as adversidades, afinal, há clareza sobre a importância de se manter firme e forme para alcançar os seus sonhos e objetivos lá na frente.

Por que é importante conhecer o seu propósito de vida?

O propósito de vida é algo que permeia a vida de um ser humano como um todo. É como se fosse a sua bússola, o seu norte que guia as decisões e caminhos trilhados.

Essa compreensão é valiosa para a construção de uma vida mais plena, autêntica e harmoniosa. Quando se tem clareza sobre o seu propósito, você consegue fazer escolhas que trazem mais felicidade e estão alinhadas à sua essência e valores.

Ou seja: o propósito é um fator importante para o bem-estar e a felicidade, mas não é preciso colocar tanto peso nessa descoberta. Normalmente, é isso o que atrapalha o processo. 

Para compreender melhor a sua importância, também é preciso ter em mente alguns fatos:

O propósito de vida NÃO precisa estar atrelado à carreira

A ideia de que o propósito de vida precisa estar atrelado à carreira é um grande erro e apenas fortalece o sentimento de frustração por boa parte das pessoas que não conseguem conectar suas atividades profissionais a algo maior, que garante sentido para suas existências.

Algumas pessoas conseguem associar os seus propósitos à carreira, mas isso está longe de ser uma obrigatoriedade. Na realidade, é algo raro!

O propósito de vida MUDA ao longo da vida

Também é fundamental compreender que o propósito de vida é mutável, ou seja, pode sofrer transformações ao longo da vida.

Afinal, cada fase tem as suas particularidades e, portanto, as pessoas vão descobrindo diferentes facetas de si mesmas com o passar do tempo. 

Se nós não somos os mesmos todos os dias, por que o nosso propósito precisaria se manter o mesmo ao longo de tantos anos?

O propósito de vida NÃO precisa ser algo grandioso

Quando vemos a mídia exaltando pessoas que mudaram o mundo por meio de seus propósitos, é natural acabar acreditando que o mesmo só terá valor se for algo grandioso, por exemplo, salvar famílias de refugiados, defender a inclusão e a diversidade, ou salvar o planeta do caos climático.

De fato, é importante que existam pessoas com tais propósitos de impacto global. Mas isso não quer dizer que o seu, por ser mais “comum” e “de menor amplitude”, seja insignificante.

Todo mundo pode contribuir para tornar o seu lar, a sua comunidade ou a sua cidade um lugar mais feliz, saudável e harmonioso. Talvez, o seu propósito seja levar alegria para as pessoas do seu círculo social e isso já é muito também, pode ter certeza disso.

Não é preciso fama ou status para ter um propósito valioso. É preciso, acima de tudo, ter uma conexão genuína com aquilo que faz o seu coração vibrar e traz sentido para a sua vida.

Como encontrar seu propósito de vida?

O processo de descoberta do seu propósito de vida é uma jornada intensa e profunda. É preciso estar aberto e disposto a colocar energia em cada etapa.

Apesar de ser algo bastante particular, a inteligência espiritual tende a ser sempre a peça-chave.

Aqui, estamos nos referindo a uma soft skill atrelada ao autoconhecimento. Pessoas inteligentes espiritualmente são aquelas que têm clareza sobre quem são, sua essência, motivações e valores. A partir dessa consciência, são capazes de tomar decisões mais direcionadas e que trazem felicidade e satisfação.

Ao desenvolver essa habilidade, é possível tomar conhecimento sobre diversos aspectos fundamentais que são necessários para a compreensão do seu propósito de vida. Confira:

1. Identificação de valores

Os valores guiam a sua forma de pensar e agir, atuando como parte importante da bússola que orienta as decisões a serem tomadas.

Uma pessoa que opta por trabalhar de forma autônoma, por exemplo, provavelmente é alguém que tem como valores prioritários a liberdade e a flexibilidade. Suas escolhas, portanto, são muito guiadas pela valorização desses dois aspectos.

No caso do processo de descoberta do propósito de vida, o entendimento sobre quais são os seus valores ajuda nessa condução, afinal, há maior clareza sobre quais são os pontos inegociáveis.

2. Compreensão sobre suas paixões e motivações

O que faz você se sentir feliz, leve e vivo? Provavelmente, essa resposta oferece algumas pistas sobre o seu propósito de vida. 

A partir do entendimento do que promove entusiasmo e alegria, é possível ter algumas pistas sobre possibilidades de caminhos que tragam maior senso de realização para a sua jornada.

Aqui, lembre-se de que não é necessário atrelar o seu propósito à carreira. Você pode, tranquilamente, colocá-lo em prática somente em esferas da vida pessoal.

3. Entendimento sobre o que você não quer para si

Muitas vezes, fica mais fácil iniciar esse processo de tantos questionamentos entendendo o que você não deseja para si.

Voltando ao exemplo da profissional autônoma… Antes de chegar ao modelo de trabalho atual, essa pessoa pode ter feito um exercício de se perguntar o que não queria mais no seu dia a dia de trabalho.

Ela pode ter pensado coisas como:

  • Não quero mais ter chefes;
  • Não quero trabalhar no horário comercial;
  • Não quero ir para o escritório;
  • Não quero fazer “social” com outros colaboradores.

A partir disso, percebe como há mais clareza para, aos poucos, chegar às respostas necessárias?

4. Reflexão sobre suas experiências de vida

Qual caminho você percorreu até aqui? Todas as experiências nos moldam de alguma forma e geram impactos na nossa formação como ser humano.

Um dos exercícios para descobrir o seu propósito passa por entender quais vivências te marcaram positiva e negativamente, as lições aprendidas e o que faz o seu coração vibrar em maior ou menor frequência.

São pistas importantes capazes de direcionar os seus próximos passos e escolhas.

Busque orientação para encontrar seu propósito

Pode ser bastante desafiador vivenciar este processo sozinho, por isso, existem profissionais capacitados para orientar a jornada de descoberta do seu propósito.

São pessoas preparadas para guiar esse passo a passo e oferecer conforto e acolhimento nos momentos de inseguranças e dúvidas. 

Além disso, também é válido investir em conversas informais, seja com colegas, professores, lideranças ou até mesmo familiares que te inspiram de alguma forma.

O mais importante é se manter em movimento e não desistir, mesmo quando a jornada for dolorosa e complexa. E, para ajudar você a dar o primeiro passo, que tal conferir mais conteúdos sobre autoconhecimento e inteligência espiritual no blog da Guideness?

Bruna Cosenza