Inteligência espiritual

Espiritualidade no mundo moderno: como desenvolver?

Apesar da espiritualidade com frequência ser associada à religião, na verdade é um conceito relacionado ao encontro com o que há de mais íntimo no seu interior: a sua essência.

Para além da relação com doutrinas e organizações religiosas, é sobre a conexão que cada ser humano tem com a busca por sentido e pela construção de uma jornada significativa, repleta de propósito.

A jornada espiritual é algo que perdura a vida toda, afinal, está atrelada ao autoconhecimento. Para desvendar o que é de fato a espiritualidade e eliminar mitos e equívocos relacionados a este conceito, convido você, leitor(a), a continuar a leitura deste artigo. Vamos lá?

O que é a espiritualidade?

A espiritualidade é o que dá sentido à existência humana. É um conceito relacionado à busca de sentido, propósito e motivação. 

Sabe aquele sentimento de vazio com o qual, em algum momento da vida, você já se deparou? Aquela sensação de que as coisas estão desencaixadas e permeadas pela ausência de motivação significa que você está em um momento de desconexão espiritual.

Isso é normal, afinal, a cada fase pode ser necessário olhar para dentro a fim de compreender o que já não faz tanto sentido e quais caminhos podem trazer mais plenitude e satisfação.

A espiritualidade, portanto, é sobre se conhecer profundamente e ser capaz de viver em harmonia com a sua essência e valores. 

Quais são os principais mitos sobre a espiritualidade?

O mito mais comum sobre a espiritualidade é a ideia de que este conceito tem uma relação direta e indissociável com as crenças religiosas. 

Algumas pessoas acreditam que ter uma religião implica em ter a espiritualidade bem desenvolvida, o que está longe de ser verdade!

A evolução espiritual na verdade está atrelada a outros aspectos, que nem sempre se conectam à religião. A construção de uma vida mais autêntica e alinhada à sua essência é uma busca que pode ser pautada por outras frentes e formas de aprofundamento, que dependem da individualidade de cada um.

Quais são os benefícios da espiritualidade?

Pessoas com alto quociente espiritual (QS) se beneficiam de diversas formas e, no geral, tendem a ser mais felizes. 

A razão para isso é muito simples: a inteligência espiritual é uma habilidade que contribui para ter uma vida mais rica e repleta de sentido. Isso acontece porque quanto mais você compreende quem é, seus interesses, desejos e motivações, mais fácil fica fazer escolhas direcionadas, que trazem maior satisfação para a vida como um todo.

E não há dúvidas de que esse alinhamento promove uma vida pessoal e profissional muito mais autêntica. Pense comigo…

Se você está infeliz no trabalho, o que é necessário para tomar uma decisão capaz de promover felicidade? É preciso entender a causa dos seus incômodos e quais são os seus desejos para o futuro em termos de carreira e, é claro, como tudo isso se relaciona com as suas escolhas pessoais.

Já se você está com dúvidas sobre ter ou não filhos, o que levar em consideração nessa equação? É preciso entender, profundamente, seus interesses e motivações, além do que ocasiona tais questionamentos e inseguranças. Só assim é possível entender o que faz mais sentido para a construção da vida que você quer para si.

Nestes dois exemplos, a espiritualidade tem um papel fundamental: é impossível fazer uma escolha direcionada se não há clareza sobre quem você é e o que busca para a sua vida, percebe? 

A inteligência espiritual atua como uma espécie de elo que conecta o que se passa no seu interior às decisões que constroem a sua jornada no mundo exterior. Quando esta conexão não existe, a tendência é que as crises existenciais, marcadas por insatisfações e sentimentos de vazio, sejam cada vez mais comuns.

Como desenvolver a espiritualidade?

É complexo pensar sobre como desenvolver a espiritualidade, afinal, estamos falando de uma esfera intangível. Para alguns, justamente a ideia de ser algo “invisível” acaba tornando essa frente negligenciada ao longo da vida.

Mas não podemos nos esquecer de que a conexão espiritual é fundamental para encontrar a felicidade, o bem-estar e a paz interior. Por mais que, temporariamente seja possível “tapar o sol com a peneira” e ir vivendo sem pensar sobre tudo isso, uma hora ou outra você acaba sentindo o peso de não ter construído essa conexão ao longo da vida.

Há alguns caminhos para promover essa evolução espiritual, mas é importante se lembrar de que a jornada é individual e cada um deve encontrar o seu caminho. Em seguida, confira algumas dicas que podem ser levadas em consideração:

1. Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento pode ser aprofundado de diversas formas e não há receita de bolo que funcione da mesma forma para todo mundo. Se o seu objetivo é se conhecer melhor, é válido experimentar atividades como:

  • Escrita terapêutica;
  • Psicoterapia;
  • Meditação;
  • Leitura;
  • Práticas artísticas.

O mais importante é se conectar com a sua verdade e entender o que te move e criar essa conexão com algo maior.

2. Cultive o silêncio

Por mais que a troca e a fala sejam importantes para desenvolver a inteligência espiritual, o silêncio também tem um papel fundamental nesse processo.

Momentos de introspecção são bastante valiosos para refletir sobre o seu processo, compreender os seus sentimentos e, assim, tomar decisões com maior clareza e direcionamento.

3. Frequente cursos ou vivências com este propósito

Cursos ou retiros são exemplos de vivências que também contribuem bastante para a evolução espiritual. 

É muito valioso se conectar com pessoas diversas, tanto aquelas preparadas para ensinar e repassar conhecimentos sobre o tema como quem está na mesma busca que você pela espiritualidade.

Esse processo é muito rico e capaz de contribuir para o autoconhecimento e a compreensão sobre as diferentes formas de evoluir espiritualmente.

4. Busque ajuda profissional

A jornada espiritual não precisa ser vivenciada em solidão. É possível (e recomendado) buscar ajuda especializada.

Existem vários profissionais capacitados para agregar valor a este processo — lembrando que não é necessário ter nenhuma conexão com crenças religiosas ou frequentar locais com este viés.

O suporte, nesses casos, está mais atrelado a profissionais especializados em inteligência espiritual, que podem guiar a jornada a fim de facilitar a conexão espiritual almejada. Um ótimo exemplo é a Guideness!

E agora que você já sabe o que é espiritualidade, que tal continuar navegando pelo nosso blog para se aprofundar em outros conteúdos sobre este tema? Clique aqui e confira!

Bruna Cosenza